sexta-feira, 7 de agosto de 2015

SENTO SÉ: AGENCIA FLUVIAL DA CAIXA DE PASSAGEM

Foto: Osias Soares
A Agencia Fluvial da Caixa Econômica - PA RIO SÃO FRANCISCO, ancorou nesta sexta-feira (07) no porto da cidade de Sento Sé e deverá permanecer até amanhã (Sábado, 08). Informações extra-oficiais dão conta de que a embarcação saiu de Sobradinho indo até proximidades de Pilão Arcado, destino do roteiro, de onde retornou por causa da baixa do lago, dificultando a navegação na trecho.  A viagem tem características de sondagens das condições e viabilidade de navegação pelo Lago de Sobradinho, aproveitando o leito natural do Rio São Francisco. Nenhum atendimento e o barco-agencia  não trabalha com dinheiro.

Quando singrar pela primeira vez as águas do Lago de Sobradinho, no norte do Estado, para atender às populações ribeirinhas, o que deve acontecer em breve, a agência-barco “Rio São Francisco”, da Caixa Econômica, vai embarcar com os principais serviços de cidadania da Setre. A iniciativa navega nas ondas do Governo da Bahia de levar inclusão e desenvolvimento sociais aos baianos que moram nas regiões mais carentes do Estado.

Serviço itinerante – A agência fluvial da Caixa começa a navegar ao longo do Lago de Sobradinho logo após o Carnaval. Os serviços chegarão aos moradores dos municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento-Sé e Sobradinho, além de vilas, distritos e povoados, cujas antigas áreas urbanas foram inundadas em 1974, durante a formação da represa. O percurso será de 150 quilômetros pela margem direita e mais 150 pela margem esquerda. O ponto de partida e chegada será o município de Sobradinho.
“Essas embarcações da Caixa preenchem a necessidade de atendimento bancário, causada pelas dificuldades de acesso às regiões e diminuem os gastos de deslocamento da população até os centros urbanos. Além disso, proporcionam serviços de cidadania como esses que a Setre deverá oferecer aos ribeirinhos”, explica José Raimundo Cordeiro Júnior.
Ainda segundo o superintendente regional Nordeste da Caixa, o barco-agência deverá oferecer serviços de abertura de contas, atendimentos sociais (PIS, FGTS, Seguro Desemprego, CPF, Benefícios Sociais), habitação de interesse social, além de microcrédito produtivo orientado. O “Rio São Francisco” também viabilizará o suporte a ações de promoção de cidadania.

Esportes náuticos – O Lago de Sobradinho por onde a agência fluvial vai navegar tem o Rio São Francisco como manancial. É o grande reservatório de água do Nordeste, e através dele a Companhia Hidroelétrica do São Francisco(CHESF) regula a vazão de água do Velho Chico à jusante da barragem (Médio e baixo São Francisco).


O lago ocupa uma área de 4 mil quilômetros quadrados de espelho d´água e capacidade de armazenamento de 34 bilhões de metros cúbicos de água, oriundas do Rio São Francisco. A facilidade de acesso ao público incentivou a prática de esportes náuticos, os quais vêm se intensificando, especialmente a vela-hobbie-cat, laser, wind-surf e jet-ski. A pesca do surubim é outra atividade de lazer que atrai pescadores amadores e profissionais, além de ser uma importante atividade econômica. (Fonte: Ascom Setre - UPB).
Home Ads