terça-feira, 18 de agosto de 2015

SENTO SÉ: EXERCITO BRASILEIRO E DEFESA CIVIL MUNICIPAL REALIZAM LEVANTAMENTOS NO INTERIOR E MUNICIPIO PODERÁ SER BENEFICIADO COM A OPERAÇÃO CARRO PIPA

Foto: Tony Lopes
Na ultima Quarta-feira (12), o Coronel Marcos Aurélio, do 72º BIMTZ, sediado em Petrolina – PE, por telefone, comunicou ao senhor Ney Freire, Coordenador Municipal de Defesa Civil e Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal,  o recebimento de ofícios dos Ministérios da Defesa e Integração Nacional, determinando que o Exercito Brasileiro atendesse o município de Sento Sé incluindo-o na Operação Carro pipa,  em respostas a vários ofícios enviados pela Coordenadoria de Defesa Civil do Município e Prefeitura desde 2012 e que até a presente data não havia sido beneficiado.
O Coronel revelou que precisava enviar uma equipe do Exercito para vir a Sento Sé para verificar in-loco a situação, distancias das comunidades em relação ao ponto de recepção da água tratada, no caso, a ETA – Estação de Tratamento de àgua do SAAE – Sento Sé,  quantas pessoas por localidade, para que o Exercito possa fazer a licitação que deverá ocorrer em Novembro próximo.  No dia seguinte, Ney Freire, esteve no 72º BIMTZ e foi recebido pelo Coronel Marcos Aurélio e outros Oficiais, mostraram  ofícios enviados pelo Ministério da Integração e Defesa, o primeiro detentor dos recurso e o segundo com a logística, mostrou a resolução da operação, como é que o EB trabalha na questão de distribuição de água nessas situações.
A Defesa Civil Municipal, além de fazer todo o trabalho de levantamentos, repassar as informações, o mais breve possível, ainda indicará um apontador e no máximo três, em cada localidade que terá a missão de receber a água, colocar em uma cisterna do apontador e funcionará como controlador da distribuição diária de 20 litros por pessoa. É bom deixar claro que o Exercito não colocará uma carrada de água por família ou pessoa como costumeiramente faz a Prefeitura.  Exemplo: Em determinada casa tem quatro pessoas, terá direito a 80 litros por dia, por sua vez,  2.400 litros de água tratada por mês a ser fornecida pelo município.
O Exercito irá às comunidades, localizar os respectivos apontadores indicados e o mesmo assinará um cartão de autografo, que é um termo de compromisso a ser cumprido pelo apontador.
Quando o pipeiro chegar à comunidade, ele irá entregar a água ao apontador cadastrado. O trabalho de fiscalização do Exercito, acompanhará o controle da distribuição a cada pessoa, nas comunidades.
Para todos os efeitos o município só entrará na operação a partir de Novembro, considerando que o Exercito faz a licitação uma vez por ano e realiza correções trimestralmente. O Coronel disse ao Coordenador da Defesa Civil que  tentará conseguir um recurso especial para atender a demanda do município antes de Novembro.
Hoje (18) dois militares do 72º BIMTZ, Sargento Bezerra e o Soldado Arquimedes, estiveram visitando localidades no interior do município acompanhados por Ney Freire, como exemplo: Ponta D’Água, Pedra Branca, lagoa Fechada e Lagoa da Toca, Assentamento INCRA Poção. Amanhã (19) visitarão a região da caatinga: Tanque,  Sitio, etc.
Os recursos da operação para a contratação dos carros pipas são provenientes do Governo Federal através do Ministério da Integração que, por intermédio da Secretaria Nacional de Defesa civil, realiza os repasses dos recursos financeiros para as Organizações Militares.
Em reunião no ultimo dia 21/07 com representantes da MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens, o Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal e Coordenador Municipal da Defesa Civil, Ney Freire, falou e mostrou documentos de encaminhamentos feitos solicitando a inclusão do município de Sento Sé na Operação Carro Pipa do Governo Federal através do Exército Brasileiro, o que, segundo o mesmo, estranhamente não virou realidade, aquém da realidade que se assiste em cidades vizinhas. Disse que desde 2012 vem sofrendo essa situação, estando o município em condições legais com decretos de situação de emergência homologados e com reconhecimento dos governos Estadual e Federal e que somente foi atendido pela Defesa Civil Estadual, em quatro situações que envolvem a contratação de carros pipa, como publicado no Diário Oficial do Estado no ultimo dia 21/07/2015, disponibilizando apenas noventa mil reais.


Home Ads