sábado, 29 de agosto de 2015

SENTO SÉ: PROFESSORES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

Portugues

Matemática

Matematica
Professores de Português e Matemática da rede pública municipal de ensino estão participando de um curso de capacitação oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Prefeitura. A capacitação, era um apelo dos professores que precisavam dessa formação e uma carência detectada pela Secretaria de Educação.
 O curso acontece em sábados alternados, na Biblioteca Municipal, na sede do Município, sendo um momento de troca de experiências entre professores,  troca de ideias, metodologias de ensino  usando praticas que dão certo dentro das novas perspectivas de ensino e do conhecimento.

O professor Michel Ribeiro (Professor Formador):
Formador: Prof. Michel Ribeiro
Segundo ele, a avaliação é continuada e é de um ganho enorme tanto para os professores como para si próprio. Diz que, no momento,  está docente e os professores estão aprendendo com eles mesmos. A formação aqui é voltada para ações de sucesso. Compartilhamos nossas ações, um concordando e discordando também e vice versa  para melhorar nossa pratica docente. Eu não dou aula, nós vamos nos moldando para crescermos juntos.
O curso será visível na prova Brasil, especialmente no ano de 2017. As ações  estão sendo colocadas na sala de aula, representa um ganho enorme e esperamos a resposta dos alunos e com certeza vai vir. Não estamos focados no que ensinar e sim,  a sua metodologia, a sua pratica, como se dará aula e não o que. Michel disse que o Professor não pode está estagnado nunca. Precisamos está prontos para receber esses alunos que trazem coisas e assuntos novos à sala de aula.
A receptividade tem sido sensacional. Vejo professores, em um sábado, unidos em prol da melhora da educação em um município que precisa dessa melhora nos índices do IDEB. Vejo professores engajados. A Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação é positiva com um olhar diferente com relação á educação. Estão interessados.

Prof. Jamires M. dos Santos
PROFESSORA: JAMIRES MENDES DOS SANTOS  -   (Colégio Custódio)
“...Em todos os aspectos está sendo ótimo. Troca de informações com os demais colegas devido à capacitação dos Formadores, ótimas dinâmicas, apresentação de trabalhos, dicas que dão para juntos desenvolvermos na sala de aula”. Está sendo ótimo, na avaliação da educadora.







Prof. Elisângela 
PROFESSORA: ELISANGELA NEPOMUCENA DE OLIVEIRA – Escola D. Pedro I – Aldeia
Fez a seguinte avaliação: O curso trás muitos conhecimentos. Faz agente refletir naquilo que já estamos fazendo e veio para complementar. É muito bom ter-mos  esses momento de reflexão e aprendizagem e precisávamos desses momentos para troca de conhecimentos com os colegas. Os Formadores trazem bastantes ideias. Espero que outros venham. Nota máxima para a iniciativa e pelo curso.

COORDENADORA DO CURSO: MONA LUIZA
Minha nota é 10 para este curso. Muito bom!. Elevado índice de aproveitamento. Os Formadores com muito conteúdo, interatividade com os professores participantes.


Prof. Adilson Antunes - Foto: Facebook
PROFESSOR: ADILSON ANTUNES – NUCLEO DE EDUCAÇÃO E PROJETOS
“... A Secretaria tem feito um trabalho belíssimo de formação, não é só no ensino fundamental II mas no todo. A formação continuada é uma bandeira da Secretaria e tem feito valer o proposito. Na realidade, a formação para os professores do Fundamental II veio em boa hora,  porque o professor tinha o anseio pra isso. Estamos hoje, contemplando todos os professores de língua Portuguesa e Matemática de nossa rede de ensino.
A Secretária Patrícia,  quando chegou,  questionou quais os projetos que tínhamos para a área de formação continuada. Apresentamos o referido projeto para o Ensino Fundamental II, que de fato há anos, mais de dez anos,  não acontecia. Outras vertentes, são as avaliações externas, nossos índices estão baixos especificamente em Português e Matemática.  Os resultados com a aplicação do curso começará a ser sentida nas salas de aula. A nossa expectativa é que nas próximas avaliações externas possamos ver os reflexos positivos.
Quanto a recepção dos nossos professores está sendo muito boa. Ao final de cada encontro, a Coordenadora Mona Luiza, faz uma avaliação e a expectativa tem sido boa.
Aproveitamos para agradecer ao Prefeito Ednaldo Barros que tem dado condições para desenvolvermos os projetos e a Secretária Patrícia, que tem dado apoio incondicional.

Formadora - Prof. Aline V. Santos
FORMADORA DO CURSO: ALINE VIRGINIA SANTOS

Ela é professora da Rede Particular de ensino em Salvador – Bahia e disse que a receptividade dos professores participantes do curso tem sido muito boa. Estão adorando, elogiando muito a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. Percebo também que eles tinham essa carência, queriam muito essa formação e se sentem contemplados. Eles acreditam que valorização profissional não é só a questão do ponto de vista salarial e sim também de valorização de formação. Se sentem importantes, por terem a oportunidade de poderem estudar. O professor não pode para de estudar e o município compreendeu que para ter qualidade no ensino é preciso oportunizar capacitação.
Quanto ao conteúdo do curso disse que trabalha com práticas de sucesso. Por exemplo: Língua Portuguesa,  usamos praticas que dão certo dentro das novas perspectivas de ensino. Práticas de Leituras, o ensino da gramatica, como é que se trabalha hoje, esquecendo-se á tradicional, especialmente visando as Provas Brasil e  Enem, sabendo que esses exames irão cobrar formas diferenciadas e como o meu aluno irá aprender e estar preparado para esses exames ?
O aproveitamento dos nossos professores participantes é a maior nota uma vez que eles respondem  positivamente, estão motivados, empolgados, tudo que propomos eles abraçam com carinho e vontade de fazer. Se sentem importantes com este curso. Parabéns à Secretaria Municipal de Educação por esta preocupação com seus professores.

Prof. Wellington de C Junior
PROFESSOR: WELLINGTON DE CARVALHO JUNIOR (GESTOR DO GRUPO ESCOLAR DR. ANTONIO BALBINO).
O diretor tem formação em Matemática e fez questão de solicitar a sua  inclusão como participantes do curso. Avalia como positiva a iniciativa do curso. “... O município já estava necessitando desse momento e com a chegada da nova Secretária de Educação, Patrícia, ela viu a  necessidade para capacitação de todos nós. Destaco a dinâmica do curso com modelos de aula mais atraentes e que chamam a atenção dos nossos alunos. Quando trazemos algo novo e interessante a aula torna-se mais proveitosa para todos. Minha nota é 4,8 com limite máximo de 5.

Prof. Fábio de O. Batista
PROFESSOR: FABIO DE OLIVEIRA BATISTA  (Colégio Custódio)
“... Na verdade é um curso muito bom, tem trazido experiências diferentes aprimorando alguns conteúdos que já temos na sala de aula. Veio para somar. Os Formadores são novos, mas, com experiências gigantescas e essa troca de conhecimentos (Bagagens) está sendo muito proveitosa, mesmo.
A iniciativa da nossa Secretaria de Educação é muito positiva. Há onze anos não temos visto essa formação para nós professores de linguagem e de exatas, no caso matemática. Parabéns!


Sec. M. de Educação - Patricia Carneiro
“... O mais importante é que a população de Sento Sé entenda a importância do curso para nossa cidade”.
Em Março ultimo, quando assumir a Secretaria Municipal de Educação, fiz algumas reuniões com o setor pedagógico, hoje denominado NEP – Nucleo de Educação e Projetos e foi abordado o que seria prioridade para o município em termos de capacitação para nossos professores. Pesquisamos e descobrimos que não só em Sento Sé, mais em todo o Brasil tem esse déficit  em capacitar o Fundamental II. Sempre pensam nas series iniciais, que é a base e quando chega no Fundamental II essa demanda vai diminuindo  e Sento Sé estar sendo pioneira, não só na região, como no Estado, em capacitar esses professores. Inicialmente, obviamente com Português e Matemática devido  a Prova Brasil que está se aproximando e é uma avaliação nacional. Até o ano que vem (2016) pretendemos e vamos capacitar todos os professores de todas as disciplinas.
Falando do empenho dos professores da Rede Municipal participantes do curso a Secretária disse: “... quando começamos a trabalhar para concretizar o projeto é que descobrimos o quanto estavam desejosos dessa capacitação, em nossas avaliações, ao término de cada evento, eles não tem palavras para agradecer e disseram “... nunca fizemos essa capacitação e nem esperávamos que um dia fosse acontecer”.
Quanto aos Formadores, Patrícia disse que eles são professores de Português e Matemática, falam para professores e não queria palestrantes, ou seja, só ouvir, desejaríamos  um professor que estivesse dentro da sala de aula e vivenciasse tudo que os nossos vivenciam, das dificuldades, desafios e fala a mesma língua interagindo de igual para igual. Os Formadores são professores da rede publica e particular em Salvador, como exemplo: Colégio Vila Lobos, Antonio Vieira, ambos colégios de “ponta “ em termos de educação.
Finalmente, a Secretária disse que sem sombra de duvidas os reflexos do curso serão vistos a curto, médio e longo prazo e será de grande valia para a melhoria da qualidade de ensino no município. O mais importante é que isso crie um impacto na produção gerada de conhecimentos e qualificação profissional no campo da educação em nossa cidade. A nossa ideia mesmo, no futuro, é termos uma Educação de qualidade, independente da Prova Brasil, Enem, etc.

Outras fotos de Mona Luiza com exclusividade para o Sentoseagora.com.br








Home Ads