quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CASA NOVA CELEBRA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira - 20 de novembro-, será marcado por uma série de atividades em Casa Nova. A data que marca a morte de "Zumbi dos Palmares", escravo líder do Quilombo dos Palmares, terá uma programação que contempla apresentações culturais, como Maculelê, Samba de Veio, Roda de Capoeira, apresentações de Candomblé, além da exibição de filme e peça teatral com a temática.
 
A atividade será realizada na quadra poliesportiva a partir das 20h. A organização é da coordenação de Cultura e Turismo da cidade.

Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes.
A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.
Ascom/Casa Nova/bloggeraldojose
Home Ads