terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Casa Nova é o município mais transparente do Vale do São Francisco

15 de Dezembro / 2015 às 20:00
A gestão municipal de Casa Nova foi reconhecida pelo Ministério Público Federal (MPF) como a cidade mais transparente do Vale do São Francisco. No ranking de transparência, divulgado na última semana em alusão ao dia Internacional de Combate à Corrupção, a cidade recebeu a nota 7,3 em uma escala de 0 a 10, ocupando a 11° dentre os 417 municípios baianos - ao lado de Santa Brígida e Una.

No geral, os municípios baianos não obtiveram bons resultados, com um índice de transparência de 5,00 mesmo sendo superior à média nacional de 3,91. A cidade de Juazeiro, por exemplo, ocupa a 157 ª posição, com nota 4,10.

De acordo com o Ministério, para organizar o ranking foi utilizado um questionário elaborado de maneira conjunta pelo MPF, Conselho Nacional do Ministério Público, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Secretaria do Tesouro Nacional, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, Banco Central, e outras instituições de controle e fiscalização. Os itens abrangem requisitos legais, como a divulgação de dados dos últimos seis meses sobre receitas, despesas e licitações, e boas práticas de transparência, como a divulgação de remuneração individualizada por nome do agente público. Para a formulação da nota, cada quesito tem um peso diferente que foi definido por votação entre as instituições que participaram da elaboração do questionário.

O Ranking Nacional dos Portais da Transparência, idealizado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, tem o objetivo de fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas do poder público. Para o prefeito Wilson Cota, a certificação do MPF é a prova da boa gestão que está sendo desenvolvida na prefeitura da cidade. "Fico muito satisfeito com esse reconhecimento ao nosso trabalho. Na verdade, ser transparente é uma obrigação nossa e que cumprimos com muito zelo", comenta. 

Ascom/Casa Nova/geraldojosé
Home Ads