sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Codevasf realiza seminário “Solo e Água no Contexto do Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas, nesta sexta (04)

O seminário “Solo e Água no Contexto do Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas”, iniciativa da Codevasf em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), começa, nesta sexta (04), em Brasília. O objetivo é divulgar pesquisas e socializar metodologias e tecnologias sustentáveis de manejo e conservação da água e do solo em bacias hidrográficas, como destaca o engenheiro agrônomo da Codevasf, Paulo Cerqueira, um dos organizadores do evento.
“A ideia é promover uma maior integração entre as instituições que atuam com a temática manejo de água e solo em bacias hidrográficas. Além disso, nossa intenção é discutir metodologias para que possamos economizar recursos e direcionar as demandas de uma maneira mais estratégica para todos”, avalia. “A ideia é juntar as pessoas no mesmo objetivo e fazer parcerias”, finaliza.
Os trabalhos, que serão apresentados em forma de pôsteres, foram selecionados por uma comissão científica e abordarão desde economia e reuso de água até identificação de solos, revegetação, recomposição de nascentes e o “Plano Nascentes”, publicação elaborada por técnicos da Codevasf que apresenta a experiência da empresa na execução das ações de recuperação hidroambiental desenvolvidas nos últimos 10 anos.  
O doutor Djalma Villa Gois, professor do Departamento de Geografia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), participa do evento. Ele vai apresentar um pôster sobre a revitalização da bacia do rio Jequitibá, projeto desenvolvido pela Uneb, há cerca de 2 anos.  
“Esse seminário será uma oportunidade para divulgarmos a nossa pesquisa, que teve como objetivo a realização de um comparativo entre o uso atual da terra com as Áreas de Preservação Permanente (APP). Nossa intenção é que os gestores possam utilizar o nosso trabalho, perceber as áreas que estão sendo degradadas e, com isso, possam replanejar as ações que estão sendo desenvolvidas nessa bacia”, explica o professor.
O evento ocorre a partir das 8h, na sede da Codevasf, em Brasília (DF), localizada no endereço SGAN 601, Conj. I, Ed. Dep. Manoel Novaes, Bairro Asa Norte.

Ascom Codevasf Foto Divulgação/bloggeraldojose
Home Ads