terça-feira, 15 de dezembro de 2015

JUAZEIRO/BAHIA: Codevasf de Juazeiro recebe o titulo de Amiga da Marinha

15 de Dezembro / 2015 às 15:30
Em solenidade realizada na última sexta-feira (11), o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), José Hailton Carneiro de Oliveira, recebeu, das mãos do capitão-tenente Rafael Sanctos Paulucci, o título de instituição Amiga da Marinha. O evento foi realizado na sede da Agência Fluvial e contou com a participação de autoridades civis e militares da região, de integrantes da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR - Juazeiro) e vários convidados.
A homenagem prestada à Codevasf teve como motivação a entrega de um projeto básico para a construção do prédio da futura Capitania dos Portos em Juazeiro. O projeto, realizado pelos profissionais da companhia, contempla a reforma das instalações da atual agência fluvial, que possui uma área de aproximadamente 260 m², e a construção de um prédio com dois pavimentos no terreno ao lado da agência, já doado pela prefeitura municipal.
O novo prédio administrativo terá hall principal de acesso, alojamentos, enfermaria, secretaria, sala de reuniões, arquivo, sala da SOAMAR, acomodações para oficiais e banheiros. Dentro de uma área de aproximadamente 750 m², também será implantada uma área de lazer e um depósito de materiais, além de um deck reformado para acesso de embarcações.
Todo esse projeto básico, completo, tem um custo de aproximadamente R$ 90 mil, e foi doado pela Codevasf para que a Marinha possa fazer a reforma da Agência Fluvial e a construção do novo prédio, onde vão funcionar dois anexos denominados Alfa e Beta.
A Codevasf e a Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Juazeiro, já realizaram em conjunto algumas ações para a conscientização sobre a importância de preservação do rio São Francisco. Em 2011, foi realizada a campanha “Legal no Rio”, que, além de chamar a atenção para a necessidade de regularização das embarcações que navegam por esse trecho do São Francisco, também levou uma comitiva de voluntários até algumas ilhas da região para desenvolver um trabalho voltado à correta destinação do lixo.
Em 2012, as duas instituições participaram do Circuito Juazeiro de Canoagem “Ventos do Angarys”, organizado pela SOAMAR na orla de Juazeiro, com o apoio da Colônia de Pescadores, e que também chamou a atenção da população ribeirinha para a necessidade de preservação do São Francisco.
Segundo o responsável pela Agência Fluvial de Juazeiro, capitão-tenente Rafael Sanctos Paulucci, “a Codevasf, por meio da 6ª superintendência de Juazeiro, e a nossa Agência Fluvial são parceiras de longa data em diversas ações voltadas para a preservação e conscientização da importância do rio São Francisco, e esta é uma contribuição para este trabalho continuar. A previsão da Marinha é, em 2016, elevar a Agência Fluvial à condição de Capitania Fluvial de 3ª Classe, e, com esse projeto em mãos, será mais fácil concretizarmos essa tarefa”.
O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, José Hailton Carneiro de Oliveira, classificou como muito importante esse trabalho que a Marinha e a Codevasf desenvolvem juntas. “Nós sempre estaremos à disposição das forças militares e de quaisquer outras instituições sociais para trabalharmos em prol da preservação do nosso rio São Francisco”, destacou.
A medalha de Amigo da Marinha foi instituída em agosto de 1966 para distinguir personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que tenham se empenhado no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha do Brasil, na defesa dos interesses atinentes à Marinha do Brasil e na divulgação da importância do mar e dos rios para o país.

Asscom/bloggeraldojose

Home Ads