terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SENTO SÉ: Vice-prefeito e produtores rurais debatem na CODEVASF a seca no Lago de Sobradinho

Paixao do Pirí
Acompanhado do Secretario da Agricultura Catarino Reis e de vários produtores rurais do município, o Vice-Prefeito Paixão do Pirí esteve reunido essa semana com o Superintendente da CODEVASF em Juazeiro, José Ailton, a quem fizeram diversas reivindicações no sentido de minimizar a falta d`água nos perímetro irrigados. De acordo os camponeses o recuo do Lago vem provocando enormes prejuízos às plantações e elevando de forma significativa os custos na produção de frutas e hortaliças. Zezinho da Campineira é produtor de uva na região de Riacho dos Paes, e teve que optar pela perfuração de poços artesianos para não perder totalmente os parreirais. Não conseguimos mais captar a água do rio São Francisco, por causa da distancia e da falta de estrutura elétrica, tivemos então que reduzir as áreas plantadas e cortar gastos, aumentando o desemprego no campo, desabafou o produtor.
Antonio do Chiquinho descreveu como grave a situação. Pior que a crise financeira é não poder produzir os alimentos que garantem o sustento das nossas famílias e das centenas trabalhadores que dependem do agronegócio para sobreviver, pontuou o colono.
Para Edson Wilian (Itamar), a saída emergencial para salvar as plantações e o agronegócio nas barrancas do Velho Chico, é a construção de barragens e canais de aproximação para levar água do rio aos pontos extremos dos perímetros irrigados.
O superintendente assegurou que todos os pleitos serão analisados cuidadosamente, e que a estatal está atenta para auxiliar os ribeirinhos nesse momento de crise hídrica.

Fonte: ascom/pmss
Home Ads