sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

BRASIL: ELEIÇÃO 2016: SENADO APROVA PEC QUE PERMITE TROCA DE PARTIDO SEM PUNIÇÃO


Sem interstícios, o senado federal aprovou em dois turnos, na quarta-feira (17) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a vereadores e deputados a trocar de partido, sem levar suas cotas de tempo de TV e de fundo partidário, mas sem risco de punição.
A pressa na votação teve como principal objetivo barrar a proliferação de novos partidos, que pela atual regra, podem filiar os políticos, recebendo inclusive o fundo e tempo de TV sem punição para os infiéis. Os senadores agilizaram a aprovação da janela em reação a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de permitir a troca para o recém-criado Partido da Mulher Brasileira (PMB), que poucos dias após a decisão, recebeu a filiação de 20 deputados federais, sendo 18 homens e apenas duas mulheres. O deputado federal por Pernambuco, Adalberto Cavalcanti,  foi um dos que aproveitou a brecha para adquirir o comando do PMB, em Pernambuco.
A previsão é que partidos como o PT e outros da base perderão muitos quadros por causa do desgaste do governo.
A aprovação da PEC deve provocar muitas mudanças partidárias aqui na região e mudar as composições políticas nas câmaras municipais. Muitos vereadores, que com medo de uma possível perca de mandato permaneciam a contra gosto nas legendas que os elegeram, devem apressar a decisão.

Fonte: bloggeraldojose
Home Ads