sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

BRASIL: Senador quer rapidez na transposição do São Francisco

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) fez um apelo ao governo federal para que acelere as obras de transposição do Rio São Francisco. A situação, segundo o senador, é difícil porque algumas regiões enfrentam uma grave crise hídrica e a chuva que cai é insuficiente para garantir água até o fim das obras da transposição.
“A previsão de chegada nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, principalmente, é até o primeiro semestre, no mais tardar no segundo semestre de 2017, mas aí nós vamos ter alguns problemas emergenciais. Aqui eu faço um apelo no sentido do governo apressar, antecipar, mesmo com todas as dificuldades financeiras, mas investir de uma forma mais forte, mais consistente para aumentar o ritmo e a velocidade dos trabalhos na transposição”.
No caso específico da Paraíba, o senador quer que o Ministério da Integração Nacional apresse os estudos técnicos de viabilidade econômica e de meio ambiente do chamado Ramal Piancó, no oeste do estado.
Segundo Raimundo Lira, são apenas 30 quilômetros de canal para abastecer o maior reservatório da Paraíba, o conjunto Corems-Mãe d’Água, com capacidade de 1,1 bilhão de metros cúbicos. O investimento, como explicou o senador, não chega a 5% do total do orçamento da transposição e beneficiaria pelo menos 18 municípios.
[F] Edilson Rodrigues/Agência Senado/GAZZETADOSAOFRANCISCO
Home Ads