quarta-feira, 2 de março de 2016

PROFESSORES DE SENTO-SÉ SE FORMAM PELO PARFOR/UNEB

Através do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), o Departamento de Ciências Humanas, DCH III/Uneb, formou 98 novos profissionais docentes no município de Sento Sé, norte da Bahia. A cerimônia de formatura contou com as presenças da diretora do DCHIII/Uneb, Márcia Guena, da Vice-diretora Aurilene Rodrigues, do Coordenador do Colegiado do curso de Pedagogia, José Flávio Soares, professores e servidores do DCH III/Uneb que colaboraram com o curso, além de familiares e amigos dos formandos.
Durante a cerimônia, a diretora Márcia Guena destacou que é preciso assegurar as condições necessárias para que os estudantes tenham uma formação de qualidade. “É necessário que o curso tenha um bom currículo para ser executado com o apoio dos coordenadores pedagógicos e professores. Precisamos também manter essa parceria entre a UNEB e os municípios para termos uma melhor execução e qualidade no do ensino”, explicou Márcia.
A Vice-diretora Aurilene Rodrigues, falou sobre a avaliação desses programas e os reflexos dele para a educação básica em tempos de constantes mudanças social e política. “A formação do professor deve ser permanente. Essa formação, na maioria das vezes, é a inicial. Observamos que a partir desse programa nos municípios houve um grande avanço nas políticas de valorização do magistério, a exemplo da implantação dos planos carreira”, declarou a Vice-diretora.
Os cursos do PARFOR são presenciais e com os professores em serviço, condição que possibilita uma melhor articulação entre teoria e prática. Há também a implantação de bibliotecas para os docentes dos municípios, potencializando os processos formativos destes profissionais. Desde 1999, através do Programa Rede Uneb 2000, a Universidade do Estado da Bahia atua com a política de formação de professores das redes municipais e estadual de ensino. O objetivo é fortalecer as ações de oferta de programas especiais na formação docente para capacitar estes profissionais sem que haja necessidade de deslocamento para os grandes centros urbanos. Desde então, já foram formados, somente em Sento Sé, cerca de 250 professores.  
Sobre o Parfor
O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (Ipes) e das secretarias de educação dos estados e municípios, no âmbito do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE).
Desta forma, o Parfor é destinado aos professores das redes municipais e estadual que não tenham formação na área exigida. Eles participam do curso estando em exercício, o que possibilita assim maior integração dos conteúdos teórico-práticos. O programa tem a abrangência de 21 estados da Federação, por meio de 76 instituições públicas de educação superior, das quais 48 federais e 28 estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias. (Texto de Ilanna dos Santos Barbosa e Jaqueline Santos Núcleo de Assessoria de Comunicação DCH - Campus III - UNEB)

Fonte: bloggeraldojosé
Home Ads