quinta-feira, 14 de abril de 2016

FEIRA DE SANTANA: Sorvete de aipim sem lactose será testado

O sorvete de aipim sem lactose é um experimento dos alunos do 9º semestre de Engenharia de Alimentos da UEFS.
Depois do quibe a base de fibra de caju, um novo produto em pouco tempo pode se tornar popular entre os feirenses, no ramo de alimentos: alunos do 9º semestre do Curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) estão desenvolvendo um sorvete a base de aipim que não tem lactose, nem glúten e pode ser benéfico principalmente para as pessoas que possuem intolerância a lactose.

A pesquisa iniciada há 90 dias pelos estudantes se baseou na dificuldade de se encontrar no mercado sorvetes sem lactose sendo comercializados. “Queríamos justamente criar uma nova opção para aqueles que têm intolerância alimentar e que sofrem muito com a falta de produtos específicos para eles. Aqui em Feira de Santana de acordo com nossos estudos é complicado encontrar produtos derivados do leite, que sejam sem lactose. Então nós pensamos em fazer um sorvete voltado também para este público, com uma base mais nutritiva e por isso optamos pelo aipim”, explica a estudante Hevelynn Franco.

A estudante afirma que existe já um grande número de provadores e a ideia é que o sorvete seja comercializado tão logo sejam concluídos os estudos. De acordo com a professora de Engenharia da Nutrição Jean Márcia Mascarenhas, a qualidade do produto e o seu valor nutricional são os critérios básicos para a aceitação do novo sorvete. “A ideia é interessante porque a intenção é substituir estes produtos convencionais que não fazem mal à saúde, por produtos mais saudáveis e feitos a partir das matérias primas da nossa região”, contou.

Jean Márcia Mascarenhas destacou o alto valor nutricional do aipim, agregado a frutas regionais. “É um produto de qualidade, que está sendo aperfeiçoado e promete ser inovador pelo seu pioneirismo e com certeza vai ser um ‘divisor de águas’ no conceito que se tem de sorvete”, afirmou a professora.
Home Ads