quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Afinal, 12 de outubro é feriado por quê?


Nas ruas, maioria das pessoas lembra do Dia da Criança e esquece 

Nossa Senhora Aparecida


Doze de outubro é feriado de Dia da Criança, certo? Errado. Ofi­­cialmente, 12 de outubro é feriado porque é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A motivação do feriado, porém, é frequentemente esquecida. Em uma simples consulta feita pela Gazeta do Povo nas ruas, a maioria das pessoas esqueceu da santa e citou o Dia da Criança como o motivo do dia de folga.
De acordo com o pároco da Paróquia Nossa Senhora Apa­­recida, padre Pedro Renato Carlesso, a constatação da re­­portagem reflete os dias atuais.Penso que isso é um reflexo daquilo que nós vivemos. Nós vivemos uma crise de valores morais, éticos e religiosos. Acontece o mesmo com o Natal e a Páscoa: há um foco no consumo, diz.
Carlesso defende que o Dia de Nossa Senhora Aparecida é importante não apenas para os católicos, já que a santa é a padroeira do Brasil. “Para nós brasileiros é dia de celebrar a mãe. Não tem ninguém que venha a esse mundo sem a mãe. Foi essa figura de Maria que Jesus nos presenteou na cruz. Ele queria que ela fosse mãe de todos os seus seguidores”, explica.
Para a cientista social Sheilla Figlarz, é importante respeitar as liberdades e a democracia, mas a comemoração do feriado está mais relacionada às convicções religiosas de cada um. “Não sou cristã. Para mim, é feriado porque é feriado, mas, como moro num país cristão, tenho respeito, diz
Fonte: Gazeta do Povo
Home Ads