segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Em nome da tradição, Prefeitura de Casa Nova mantém festejos, e comunidade de Pau a Pique agradece

Imagem de Internet ilustrativa
Como manda a cultura popular, o novenário de São Sebastião, padroeiro de Pau a Pique, foi encerrado com muita festa, paz, alegria e fé. Com realização da Prefeitura Municipal de Casa Nova-BA, os festejos em homenagem ao santo católico, que começaram no último dia 10, teve seu encerramento nessa sexta-feira (20), com procissão e shows musicais no palco, localizado no espaço de eventos do distrito.
O Vigário da Paróquia de São José, e um dos responsáveis pelo novenário, Padre Amâncio Viana de Sena, comentou sobre a participação da comunidade e fez um balanço da festa, “O evento começou dia 10 de janeiro com a levantada do mastro e a santa missa. Depois tivemos nove noites desde o dia 11, até o dia 19, que é o período do novenário. O balanço que faço é positivo pela presença e participação do povo, seja na parte religiosa, seja no lúdico. A festa, na verdade, é uma só pelos seus dois aspectos: não teria a festa das bandas se não tivesse a festa religiosa, porque a festa de São Sebastião é que dá o tom. Enfim, é essa alegria e esse entusiasmo do povo que é importante”, ponderou o Vigário.
Sempre presente nos festejos populares, o prefeito de Casa Nova, Wilker Oliveira Torres, participou do novenário, da procissão, interagiu com os comunitários, fez contatos com outros políticos, e também desfrutou da festa, onde visitou barraqueiros, interagiu com o público e aproveitou para falar sobre a importância da manutenção da tradição popular. “Falaram que não tínhamos como fazer a festa de Pau a Pique com uso de verba pública. Mas, em nome da cultura do nosso município, eu resolvi cortar na carne, cortar nos cargos comissionados, contratos de combustível. Cortar onde pudesse para respeitar e garantir a tradição”, argumentou Torres.
O prefeito aproveitou ainda para esclarecer sobre a situação financeira que foi deixada pela antiga gestão. “Encontrei o município no verdadeiro abandono, em ruínas, falido. Casa Nova hoje deve a quase todos os órgãos federais. Mas não é só para lamentação que eu vim aqui. O momento é de festa e, se eu estou prefeito é para resolver esses problemas. Foi para isso que vocês me elegeram, e vamos resolver o mais rápido possível”, assegurou Wilker.
Com 20 dias de governo, o atual prefeito ressaltou que as disputas eleitorais já passaram, e que agora o ideal é deixar de lado as divergências políticas em nome do melhor para Casa Nova. “Aproveito para mais uma vez agradecer aos que votaram em mim. E aos que não votaram, eu quero dizer que os palanques já desarmaram, e agora como prefeito que sou vou governar para todos, igualmente, sem perseguição e sem desigualdade”, conclamou o chefe do executivo casanovense.
Na ocasião, a comitiva do prefeito Wilker visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pau a Pique, onde ouviu de usuários e dos profissionais que atendem no local a realidade atual do posto. Segundo informações dos moradores, desde outubro (depois do resultado das eleições) a UBS de Pau a Pique encontrava-se desassistida tanto de medicamentos como de infraestrutura.
Foi o que confirmou o cirurgião dentista, Valber Brito. “A unidade não se encontrava mais com uma equipe de profissionais, só com um médico concursado. Quando tomamos posse em janeiro, encontramos muitos equipamentos danificados, alguns até o momento ainda não conseguimos fazer a localização. Mas já recuperamos grande parte do posto. A infraestrutura está de parabéns e a população de Pau a Pique só tem a ganhar com a nova gestão, que já mostrou nesses poucos dias que tem um compromisso com a saúde desse povo”, comemorou o dentista.
O enfermeiro que atende na UBS, Diego Damásio, acrescentou que em apenas 20 dias, muita coisa já mudou, a exemplo da farmácia básica que está completa, com medicamentos do “Hiperdia”, o Programa que atende Hipertensos e Diabéticos. “O posto já voltou às atividades com enfermeiro, médico, cirurgião dentista, atendendo todas as urgências que aparecem. Da forma que encontramos para a situação que está hoje, percebemos que Casa Nova caminha no rumo certo”, concluiu o enfermeiro.

Aniversariante ilustre
Além das comemorações em homenagem ao padroeiro da comunidade, Pau a Pique deus os parabéns a uma ilustre cidadã casanovense, a ex-prefeita Dagmar Nogueira. Na quinta-feira (19), a atual diretora do SAAE de Casa Nova aproveitou a ocasião para festejar a nova idade junto ao povo do distrito.
A ex-prefeita agradeceu pelo carinho, desejou uma feliz festa a todos, e deu um recado para o atual gestor. “Quero dizer ao prefeito Wilker que ele pode estar certo de que o povo de Casa Nova confia e espera que esse governo faça com que a nossa cidade volte a caminhar pelo caminho do progresso, pelo caminho do bem, da paz e da igualdade, onde todo mundo possa ter dignidade e ser respeitado”, finalizou.

Ascom/PMCN
Home Ads