sexta-feira, 14 de abril de 2017

TRADIÇÃO DA SUBIDA DA MONTANHA (SERRA) NA SEXTA-FEIRA SANTA (ACABANDO)

A sexta-feira Santa em Sento Sé era marcada por diversas demonstrações de religiosidade, fé, misticismo, sacrifícios com a subida da montanha por centenas de pessoas, uns como ritual de fé, promessa e outros por diversão. 

Fotos Arquivo de Osiel Amaral 

OS PENITENTES - PRATICAMENTE ACABARAM
 Os Penitentes faziam suas rezas, lamentações e rituais nos Cemitérios da cidade. Os cordões de “Alimentadoras de almas” formado pelas mulheres e os “Disciplinadores” (homens que se autoflagelam). Segundo os organizadores, vândalos e desocupados, jogam pedras, paus, latas de cervejas e outros objetos nos membros  dos cordões, que pagam suas penitencias. Por questões de segurança, não saem em cortejo pelas ruas e avenidas da cidade. Atualmente, um reduzido numero ainda mantém suas penitencias.
Fotos arquivo de Osiel Amaral 

Sábado de Aleluia -  Queima de Judas

Sábado de Aleluia, dia que antecede a celebração da Páscoa, é também dia de muitas tradições, a queima de Judas, representação da morte, por enforcamento, de Judas Iscariotes, traidor de Jesus Cristo.
Esta tradição continua viva em algumas comunidade do município de Sento Sé. Moradores do bairro Tombador, são responsáveis em manter o costume desde o antigo povoado.
Home Ads