terça-feira, 24 de outubro de 2017

Caminhada do outubro Rosa conscientiza mulheres de Casa Nova

Sexta-feira (20/10), de manhã, dezenas de mulheres saíram da Quadra Poliesportiva, andaram pelas ruas centrais de Casa Nova e voltaram à quadra. Vestidas de blusas rosas, algumas já com o lacinho azul, lembrando que aí vem o novembro azul, chamaram a atenção de da população para a campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, duas doenças que mais matam mulheres em nosso país, principalmente no Nordeste onde as condições de prevenção são menores que nas áreas mais desenvolvidas do país.
“Casa Nova, desde o começo desta gestão, tem se destacado nesse processo de prevenção e cuidado com a saúde da mulher. Temos números bastante satisfatórios de exames, da presença das mulheres de Casa Nova. Já tivemos aqui as carretas do Governo do Estado em trabalho de prevenção e estamos com a carreta do Instituto Ivete Sangalo na sede, vindo de Santana e com previsão de ir a Pau a Pique e Bem Bom. A prevenção é o melhor remédio” – atesta a Secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes Silva Santos, que caminhou com as mulheres de Casa Nova e ao final da caminhada fez uma palestra juntamente com o responsável pela carreta do Instituto.
Participaram da Caminhada, que deu ênfase à importância do autoexame para a detecção de alterações nas mamas e do exame preventivo, o Papanicolau; integrantes da Secretaria de Saúde, Professores e Coordenadores da Secretaria de Educação, agentes comunitárias, a Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira e centenas de outras mulheres da comunidade.
Ao final, além das palestras, uma rodada de conversa, orientação para o autoexame, lanche e distribuição de brindes às participantes.
“É determinação do prefeito Wilker alcançar cem por cento das mulheres que possam correr risco do câncer de mama no município, por isso vamos manter essa mobilização” – atesta Lourdes Santos.
Fonte: informativo do Vale
Home Ads