sábado, 3 de março de 2018

BRASIL: App do INSS mostra quanto tempo falta para o trabalhador se aposentar

POR SOUZA FILHO
01/03/2018 13:28
Calculadora utiliza a fórmula 85/95, que estipula que a soma da idade e do tempo de contribuição deve totalizar 85 pontos para mulheres e 95 para homens.
Quer saber quanto tem falta para se aposentar? Uma das formas mais fáceis de fazer esta consulta é por meio do aplicativo Meu INSS, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além de calcular o tempo que falta para que o trabalhador possa solicitar a aposentadoria, o app informa a quantidade de pontos necessários para obter o benefício por tempo de contribuição.
A ferramenta utiliza a fórmula 85/95, que estipula a soma da idade e do tempo de contribuição deve totalizar 85 pontos para mulheres e 95 para homens.
Vale citar que, mesmo sendo uma plataforma oficial, o app faz apenas uma simulação. É necessário entrar em contato pessoalmente com o INSS para verificar o momento exato em que poderá solicitar o benefício.
Além da calculadora, o Meu INSS também permite realizar consultas e acompanhar informações sobre a sua vida laboral (história de trabalho), como contribuições previdenciárias, períodos trabalhados e diferentes empregadores.
Os trabalhadores podem fazer a simulação manualmente ou utilizando os dados fornecidos no cadastro na plataforma Cidadão.br, informando nome completo, CPF, data de nascimento e nome completo da mãe. Confira um tutorial de como usar a calculadora do Meu INSS elaborado pelo site TechTudo:
Simulação manual
1. Baixo o Meu INSS, disponível para iOS e Android;
2. Preencha os campos “data de nascimento” e “sexo”;
3. No campo “adicionar vínculo”, clique no símbolo “+” e preencha a data de admissão e a data de saída de cada trabalho. Essas informações podem ser encontradas nas páginas denominadas “contrato de trabalho”, na sua carteira de trabalho. O procedimento deve ser feito para cada empresa onde trabalhou;
4. Após concluir o preenchimento, clique em “simular”, no canto inferior direito da página;
5. E pronto! O tempo restante para contribuição aparecerá na tela. Para obter mais informações sobre o cálculo, clique em “detalhar”, no canto inferior direito. Assim, um arquivo PDF com o detalhamento será baixado no seu computador.
Simulação com o cadastro Cidadão.br
1. Abra o Meu INSS e clique em “Faça login para carregar seus vínculos automaticamente”;
2. Na aba aberta, clique em “Cadastre-se” e preencha o formulário do Cidadão.br com os seus dados pessoais;
3. O sistema informará uma senha provisória;
4. Volte à página inicial do app e clique em “Entrar”;
5. Informe o seu CPF e a senha fornecida, marque o quadro em que se lê a mensagem “não sou um robô” e clique em “Entrar”;
6. Assim, a calculadora exibirá o tempo de contribuição do usuário e detalhes como empresa e o tempo de trabalho, em anos, meses e dias, além do tempo restante para a aposentadoria e os pontos necessários para alcançar a fórmula 85/95.
Fonte: remansonews
Home Ads