quinta-feira, 26 de abril de 2018

ELEIÇÕES 2018: DEPOIS DE DOIS MANDATOS NA ALBA, ADOLFO VIANA ALMEJA VOOS MAIS ALTOS


O deputado Adolfo Viana – PSDB, um dos representantes da região norte do estado na Assembleia Legislativa, quer voos mais altos na eleição que se aproxima e já anunciou que vai tentar uma cadeira na Câmara Federal no próximo pleito.

Natural de Casa Nova, onde tem sua principal base eleitoral, Viana achou uma brecha no espaço político do PSDB após o deputado federal Jutahy Júnior, um aliado de várias eleições, anunciar sua candidatura para o Senado Federal. A possibilidade do deputado João Gualberto disputar vaga na chapa para o governo do estado, aumenta o espaço de atuação eleitoral de Adolfo.

A tradição política de Adolfo Viana vem das bases familiares, seu avô, de quem copiou o nome, foi prefeito de Casa Nova e seu pai, Antonio Honorato, foi deputado estadual por vários mandatos, chegando a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia.

Sua primeira tentativa eleitoral para a Assembleia Legislativa foi em 2006, pelo antigo PFL, mas não logrou êxito.  Na eleição seguinte, em 2010, foi o mais votado do PSDB e chegou à ALBA como o mais jovem deputado eleito. Em 2014 renovou o mandato com 60.890 votos e agora quer um upgrade na carreira política buscando uma vaga na Câmara dos Deputados.

Na última eleição em Casa Nova testou, sem êxito, a força eleitoral da sua família, ficando muito distante do que almejava. Nas eleições para deputado estadual sempre foi majoritário em Casa Nova. Em 2010 teve 9.753 e em 2014, embora tenha diminuído a votação, com 7.128, continuou majoritário.

Filiado desde 2007 ao PSDB, o candidato tem militância destacada entre os tucanos, o que pode lhe render espaços interessantes nos redutos eleitorais da legenda. O que pode dificultar a pavimentação da sua caminhada para o Congresso Nacional é a margem de votos, muito maior, que precisa para garantir uma das vagas do partido na Bahia.

Da redação Blog Geraldo José

Home Ads