quinta-feira, 26 de abril de 2018

SENTO SÉ: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE PELO SISTEMA DE COLETA, MANUTENÇÃO E TRATAMENTO DOS ESGOTOS RESIDENCIAS?

Imagem de Internet

Até onde temos conhecimento é de responsabilidade da autarquia municipal chamada de SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Pois bem! A titulo de serviços de esgoto, pagamos mensalmente uma taxa de 50% (Cinquenta por cento) incidente sobre o valor da tarifa da água consumida.
Há alguns dias, as caixas de gorduras no interior do nosso imóvel, situado na Av. Dr. Demóstenes Nunes Sento Sé, apresentou entupimentos.
O que fizemos ?
Abrimos todas as caixas internas e com uma vara de cano grande verificamos que o entupimento não era nas caixas de gordura entre outras. Quebramos o piso da calçada e verificamos que o referido entupimento encontra-se entre a caixa de resíduos na calçada do imóvel para a rede geral de esgotos. Fomos à ultima segunda-feira(23) até o escritório do SAAE e lá falamos ao Diretor da autarquia sobre o problema. Ao citar que o entupimento é do cano que faz a conexão da rede geral com a caixa na calçada do imóvel, disse que era de responsabilidade do SAAE.
Ontem (25) dois servidores  e um motorista estiveram no imóvel, e, para nossa surpresa, disseram que a responsabilidade do SAAE é apenas com o entupimento da rede geral. A manutenção do cano que faz a conexão da rede geral com a caixa na calçada do imóvel, não é do SAAE. Agradecemos a visita.
E AGORA, O QUE FAZER?
Pagar alguém para arrancar o calçamento, cavar e desobstruir a rede, a final pagamos pelo serviço.
REFLEXÃO:
Imaginem os senhores se todos moradores da cidade tomarem a iniciativa  por conta e risco saírem cavando as já esburacadas ruas da cidade ?
FALTA EQUIPAMENTOS
Os servidores da autarquia chegaram em um veiculo utilitário, puxando uma grande vara de canos rigidos emendadas uma à outra. Esse é o equipamento utilizado há décadas e mais décadas atrás, inadmissível nos tempos atuais. É preciso que a instituição seja estruturada com equipamentos modernos, práticos para prestar um bom serviço. E não é favor. É um direito do consumidor garantido em Lei, na Constituição e especialmente na Lei Federal do Saneamento Básico.
ACORDO SAAE PREFEITURA:
Há alguns anos, existia um acordo por escrito em que o SAAE para realizar qualquer intervenção nas vias públicas teria que comunicar com antecedência à Secretaria de Obras a realização dos serviços e a data prevista para a conclusão. A fim de que, a Secretaria pudesse efetuar o reparo da via pública.
Aqui virou  terra de migué: Todo mundo manda e faz o que quer.

FINALIZANDO:
Contratamos um cidadão para realizar o trabalho e pedimos desculpas aos vizinhos pelo incomodo.

Uma Vergonha! 

Em tempo:

CÂMARA DE VEREADORES:
Praticamente, hoje 26, não teve a sessão ordinária na Câmara de Vereadores. A maioria dos vereadores (aliados do executivo) preferiram marcar presença na inauguração de pintura de um prédio escolar. 
Nos últimos trinta dias, apenas uma Sessão foi realizada.


" O povo tem o governo que merece"
João Figueredo

Home Ads