quinta-feira, 3 de maio de 2018

LAVA JATO: Operação cumpre mandados em 4 estados e no DF, Paraguai e Uruguai; dois doleiros são alvos

por Isabela Rocha no dia 03 de maio de 2018 às 06:41
Foto: Reprodução
Na manhã desta quinta-feira (3), agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal estão nas ruas para cumprir cerca de 40 mandados de prisão em mais um desdobramento da operação Lava Jato no Rio, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal e também no Paraguai e Uruguai. A ação é contra os doleiros que integravam um sistema chamado Bank Drop.

A operação está investigando a atuação de doleiros que remetem recursos ao exterior através de uma ação conhecida como “dólar-cabo”. O “dólar-cabo” é o modo de envio de dinheiro para o exterior que não passa pelas instituições financeiras.

A operação tem como base a delação do doleiro Vinícius Vieira Barreto Claret, o Juca Bala, e Cláudio Fernando Barbosa, o Tony. Os dois doleiros trabalhavam para a organização criminosa chefiada pelo ex-governador Sérgio Cabral. Segundo a polícia, eram 3 mil offshore em 52 países, que movimentava US$ 1,6 bilhão.

Segundo a PF, o grupo usava softwares que unia doleiros do mundo todo, o que o Ministério Público Federal chama de instituição financeira clandestina. Com isso, eles conseguiam monitorar o dinheiro entre quem está no exterior e quem está no Brasil.

Fonte: radardabahia
Home Ads