segunda-feira, 15 de outubro de 2018

SENTO SÉ: A CIDADE COMPLETA 42 ANOS DE RELOCAÇÃO E UMA HISTÓRIA CHEIA DE CONTROVÉRSIAS






Fotos: Osiel Amaral -  arquivo SseAgora

A cidade de Sento Sé, localizada à margem direita do Rio São Francisco, região norte do Estado da Bahia, completa nesta terça-feira, 16/10 e feriado municipal, o seu quadragésimo segundo aniversário após sua relocação, por causa da construção da Barragem de Sobradinho e formação do maior lago artificial da América Latina. Igualmente, na década de 70 outras três cidades também foram relocadas. Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova. 


A data correta de aniversário da nova cidade de Sento Sé, até o ano de 2010, gerou muita polêmica, confusão na mente de estudantes, adultos, historiadores e muito especial no âmbito dos governos municipais. Até então, não havia provas oficiais aprovadas pela Câmara Municipal de Vereadores estabelecendo o dia, o mês e o ano de instalação da nova sede administrativa do município após descaracterização de área de segurança nacional ocorrida em 19 de dezembro de 1984 através do Decreto Lei Federal nº 2.183. 

Tribuna do Norte/ Juazeiro-Bahia
Entre os anos de 2001 a 2008 o até então governo municipal, equivocadamente, achou justificativas para comemorar todo dia 13 de maio, considerando que foi nesta data que o até então prefeito nomeado Demóstenes Nunes Sento Sé recebeu a Chave da Cidade numa solenidade de posse ocorrida a 13 de maio de 1977, que ficou registrada como a data de aniversário da cidade. Outros dizem que a data estabelecida foi para homenagear o “Dr. Deni” por ser a data do seu aniversário (13/05) com direito a busto em frente ao horrível prédio da Prefeitura Municipal em 2007. 

O Ex-prefeito Ednaldo Barros, o primeiro e único até a presente data a administrar a cidade por três vezes, pela primeira vez decretou em 2009 feriado municipal 16 de outubro e em 2010 foi instituído oficialmente a data de Aniversário de relocação, após regulamentação da Câmara de Vereadores e sanção do então prefeito Ednaldo Barros. 

Vale lembrar que 16 de outubro se comemora o aniversário de relocação e em 06 de julho desde 1832 “comemora-se” a data da emancipação política do Município de Sento Sé. 

Com a relocação, criou-se na população da sede e do interior, uma esperança muito grande, a população passou a acreditar em dias melhores. A maior decepção dos Sento-seenses é com a inércia e falta de comprometimento da atual e de administrações anteriores. Desde que foi criado os royalties pela ocupação das terras do município pelas águas do Lago de Sobradinho, mais de dois bilhões de reais já foram pagos à prefeitura municipal os quais daria para fazer diversas obras estruturantes na cidade e nos povoados, especialmente, aqueles localizados às margens do lago que por sua vez também foram relocados. No mês de setembro/2018 o valor dos royalties recebidos pela prefeitura foi de R$ 333.980,96. Fonte:http://www2.aneel.gov.br.

PARABÉNS  À NOSSA QUERIDA E MAL TRATADA CIDADE DE SENTO SÉ. 


Home Ads