Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

BRASIL: Desemprego em novembro cai a 11,6% com recorde de trabalho informal

por Paulo Araújo no dia 28 de December de 2018 às 08:56
Foto: Reprodução
A taxa de desemprego no Brasil no trimestre encerrado em novembro ficou em 11,6%, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira (28). O resultado representou queda frente ao registrado no trimestre encerrado em agosto, quando a taxa esteve em 12,1%.
O país fechou o trimestre encerrado em novembro com 12,2 milhões de desocupados, que são pessoas desempregadas, mas que estão em busca de colocação. Esse número caiu em 501 mil pessoas na passagem dos trimestres encerrados em agosto e novembro. No intervalo de um ano, o país registrou 364 mil pessoas a desocupadas a menos.
Os dados são da Pnad Contínua, pesquisa domiciliar do IBGE de abrangência nacional e que contabiliza empregos formais e informais.
A taxa de desemprego no país tem experimentado quedas desde o ano passado em razão do aumento dos trabalhos informais, que crescem à medida que reduzem os postos com carteira de trabalho assinada.
Os trabalhadores sem carteira assinada somaram 11,6 milhões, alta de 4,5% ou 498 mil pessoas em relação ao trimestre encerado em agosto. No intervalo de um ano, foram criadas 522 mil vagas sem carteira.
Já os trabalhadores por conta própria, que são autônomos sem funcionários, encerraram novembro em 23,8 milhões de pessoas, alta de 2,3% ou 528 mil. Na comparação inter anual, 771 mil pessoas passaram a essa condição neste ano.

As informações são da Folhapress/RADARDABAHIA

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas