RÁDIO SENTO SÉ AGORA

Sento Sé Agora - Sento Se / BA - Brasil | Radios.com.br Sento Se

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

BAHIA: 'Se todo mundo da base vai ter candidato, por que não o PT?', questiona Gilmar Santiago

por Rodrigo Daniel Silva / Lucas Arraz
'Se todo mundo da base vai ter candidato, por que não o PT?', questiona Gilmar Santiago
Foto: Bahia Notícias
Presidente do PT na capital baiana, Gilmar Santiago defendeu uma candidatura da legenda à prefeitura de Salvador em 2020. A fala do dirigente municipal, entretanto, contraria uma sinalização de Rui Costa feita a aliados. No final de dezembro, de acordo com o apurado pelo Bahia Notícias, o governador teria manifestado o desejo de que o seu partido não disputasse o palácio Thomé de Souza nas próximas eleições municipais (lembre aqui). 

“Não vi em nenhum lugar o governador falar, da boca dele, que o PT não deveria ter candidato em 2020”, argumentou Santiago. Na avaliação do presidente, a sigla perdeu ao adotar a estratégia de não ter candidato em 2016, quando o PT apoiou a candidatura de Alice Portugal (PCdoB) à prefeitura da capital, e não deveria repetir o plano. 

“Não ter candidato custou em 2016 parte da nossa bancada [na Câmara Municipal de Salvador]. Se João Leão tem dito que o PP vai ter candidato em Salvador, se Otto está dizendo que o PSD vai ter candidato... se todo mundo da base vai ter candidato, por que é o PT que não vai ter?”, ponderou o presidente municipal. 

Na avaliação de Santiago, para sobreviver politicamente sem as coligações partidárias proporcionais em 2020, as siglas da política irão depender de candidaturas nas majoritárias. “Esse é o sentimento da nossa militâncias. É o sentimento das bases”, disse ao defender a candidatura. 

Nomes como Nelson Pelegrino e Walmir Assunção estão ventilados para disputarem a prefeitura de Salvador pelo PT em 2020. 

BN