RÁDIO SENTO SÉ AGORA

Sento Sé Agora - Sento Se / BA - Brasil | Radios.com.br Sento Se

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

BRASIL: Homens 62, mulheres 57: Bolsonaro propõe idade mínima para aposentadorias na reforma da Previdência

por Neison Cerqueira no dia 03 de January de 2019 às 20:36
Foto: Sergio Lima / AFP
Em entrevista ao SBT, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que a "ideia inicial" de seu governo, visando aprovar a Reforma da Previdência, é estabelecer gradativamente a idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres. O objetivo, segundo ele, é aumentar em um ano a idade mínima atual (60 anos para homens e 55 para mulheres) assim que a reforma for aprovada e em mais um ano em 2022.
O sistema previdenciário, de acordo com o pesselista, entrará em "colapso" em dois ou três anos se não houver a reforma. "Todos vão ter que contribuir um pouco para ela [reforma] ser aprovada. O que pretendemos é, ao você botar no plano a reforma, passar um corte até 2022, essa é a ideia inicial. Aí seria aumentar para 62 anos, homens, e 57, mulheres, não de uma vez vez só, um ano a partir da promulgação e um ano a partir de de 2022", afirmou.
No projeto antigo enviado por Michel Temer, o governo previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, proposta esta alterada posteriormente pela comissão especial que analisou o projeto: 65 anos para homens e 62 para mulheres. 
Bolsonaro pede que a Câmara analise o projeto já aprovado pela comissão especial, em maio de 2017, mas que não avançou desde então por falta de acordo entre os partidos. "O que nós queremos é aproveitar a reforma que já está na Câmara e começou com o senhor Michel Temer, mas vamos rever alguma coisa porque a boa reforma é aquela que passa na Câmara e no Senado, não a que está na minha cabeça ou na da equipe econômica", afirmou.
Fonte: radardabahia