segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

BRASIL: Pesquisa indica que lama de barragem chegará ao São Francisco em 15 de fevereiro


Pesquisa indica que lama de barragem chegará ao São Francisco em 15 de fevereiro
Foto: Divulgação
Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) apontaram que a lama de rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho, Minas Gerais, chegará à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, a partir do dia 15 de fevereiro.

A previsão foi divulgada no primeiro boletim de monitoramento especial do Rio Paraopeba produzido pelo órgão. De acordo com o jornal O Globo, o Rio Paraopeba é um dos principais afluentes do Rio São Francisco. Os cálculos dos pesquisadores revelaram que a lama chegará à usina de Três Marias entre os dias 15 e 20 de fevereiro. A usina, controlada pela Cemig, é a primeira instalada ao longo do São Francisco.

Antes, o previsto é que a lama chegue na região de São José da Varginha na noite desta terça-feira (29). Posteriormente, os rejeitos passarão pela hidrelétrica de Retiro Baixo entre os dias 5 e 10 de fevereiro. A previsão do governo é que essa usina “amorteça” grande parte da lama de rejeitos que foi despejada no rio.

Conforme as informações da pesquisa do governo, a onda de lama percorre o local a uma velocidade de 1 quilômetro por hora. O boletim da CPRM é o primeiro documento do governo informando que a lama da barragem da Vale chegará ao Rio São Francisco.

BN

NOSSO PONTO DE VISTA:

Cabe aos governos Federal, Estadual e Municipios ao longo do Rio São Francisco o monitoramento apropriado para evitar que milhões de pessoas (seres humanos) e animais sejam contaminados com metais pesados. Acreditamos que independente da lama ser barrada nas barragens ao longo do Rio Paraopeba, "hoje ou amanhã" essas barragens irão soltar água de um jeito ou de outro. 
Vigilancia permanente dia e noite.
Pensamos assim.
Home Ads