BRASIL: Em Sorocaba, ministro da Saúde entrega novas ambulâncias para 238 cidades

Cerimônia com o ministro Luiz Henrique Mandetta e deputados Guilherme Derrite e Danilo Balas ocorreu em empresa da cidade.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve em Sorocaba nesta segunda-feira (27) para a cerimônia de entrega de 419 novas ambulâncias que vão renovar e ampliar a frota do Samu 192 em 238 cidades. A solenidade de entrega ocorreu na sede da empresa REV Group Brasil, que fica no bairro Parque Santa Isabel, na zona oeste de Sorocaba. A empresa faz o processo de preparação dos veículos para que eles possam operar como Samu.
Em seu discurso, o ministro Luís Henrique Mandetta destacou a atenção básica e a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou que a entrega faz parte do processo de renovação anual e ampliação da frota. Ainda conforme ele, é a segunda leva de ambulâncias entregues esse ano. Com as 419 unidades entregues em Sorocaba, já são 700 unidades recebidas pelos municípios somente em 2019.
A exemplo de março de 2018, na entrega de ambulâncias pelo ex-presidente Temer, nenhuma ambulância nova foi destinada a Sorocaba. A cidade recebeu duas novas unidades em julho de 2018, e há duas novas entregas programadas para este ano. Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Tatuí foi a única contemplada.
O gerente de vendas ao governo da Iveco, Renato Perrota, destacou a importância de a cidade ter a empresa escolhida — por processo de licitação — para realizar as modificações nos veículos. “Aqui, fazemos a implementação, a transformação do veículo para atender a sua finalidade. Do ponto de vista do emprego, é muito importante e enriquecedor”, diz.

No Paço

Mandetta chegou a Sorocaba por volta das 12h30. Ele seguiu ao Paço Municipal e foi recepcionado pelo prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM) — de quem ouviu solicitações de mais equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e ampliação no teto MAC, relacionado à média e alta complexidade no atendimento de saúde. O ministro almoçou no sexto andar, onde fica o gabinete do prefeito, antes de seguir para a rodovia Raposo Tavares, onde ocorreu a entrega de ambulâncias para cidades de São Paulo e de outros estados.
“A reunião foi muito boa. Há uma sintonia entre as metas deles e aquilo que já começamos desde 2017 em Sorocaba, que é a priorização nas várias instâncias na saúde, o nível básico, a atenção básica da saúde. Na medida em que os pacientes ficarem mais nas UBSs, vão precisar de equipamentos, que é o que nos faltam. Esse foi um pedido que nós formulamos hoje, novamente. Percebi que ele vai encaminhar para atender”, afirmou o prefeito Crespo.
Segundo o chefe do Executivo, são vários equipamentos solicitados, sendo que um deles é o ultrassom, que poderá equipar algumas UBSs, onde a demanda for maior. “Esses equipamentos poderão estar nas UBSs para atendimento mais rápidos dos pacientes”, disse.
O atendimento básico de saúde, aliás, foi um dos temas abordados com bastante ênfase pelo ministro Henrique Mandetta durante o discurso na entrega simbólica das ambulâncias. “Muitos de nós que estamos aqui, passaremos fácil dos 100 anos. Para isso, nós temos um caminho e somente um caminho: foco na atenção primária e na prevenção. É por ali que nós vamos chegar”, disse Mandetta.
Crespo também fez solicitações relacionadas à atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. “Além disso, pedimos a elevação do chamado teto MAC, de média e alta complexidade para Sorocaba. É um pedido antigo, que o processo andou. Está dependendo agora da homologação do novo ministro que é ele. Então, aproveitamos para fazer o reforço desses encaminhamentos. Infelizmente, há dez anos que a Prefeitura não consegue isso”, lembra.

Deputados

A solenidade de entrega das ambulâncias contou com diversas autoridades, incluindo prefeitos, secretários municipais e parlamentares. O deputado federal Capitão Guilherme Derrite (PP) inclusive desembarcou com o ministro e o acompanhou por todo o roteiro.
“É um momento em que a gente pode levar as demandas da saúde municipal, as demandas não só de Sorocaba, mais de toda a região. O ministro é uma pessoa técnica, tem conhecimento do que fala”, avalia. “Eu, por estar na vice-liderança do governo, tenho acesso privilegiado e quero traduzir isso em melhorias para a saúde da cidade e da região”, acrescentou o o vice-líder do governo na Câmara Federal.
O deputado estadual Danilo Balas (PSL) também participou da solenidade. “Como sorocabano é uma honra receber o ministro Mandetta. Que ele continue mandando novas ambulâncias e que faça mais investimentos para a saúde básica, que é o que acaba promovendo a saúde geral do nosso município”, afirmou, “Também pedi uma atenção para a nossa Região Metropolitana”, conclui. (Marcel Scinocca)
FONTE: jornalcruzeiro.com.br
SENTO SÉ: NOSSO PONTO DE VISTA
A entrega de novas ambulâncias do SAMU aos municípios faz parte do programa de renovação da frota de iniciativa do Governo Federal.  Atualmente 700 novas unidades foram entregues só em 2019. A  escolha dos municípios agraciados faz parte do controle do Ministério. Vale citar que o SAMU - Sento Sé foi instalado e inaugurado pelo até então prefeito Ednaldo Barros em 2011.
BLOG GERALDO JOSÉ- 05/03/2011
Sob aplausos de centenas de pessoas, o prefeito Ednaldo Barros inaugurou na última terça feira, 01/03, a base de atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192, de Sento Sé.  A sede construída ao lado do Hospital e Maternidade Dr. Heitor Sento Sé, conta com alojamento, garagem, torre de rádio e cabine de atendimento. Além da base foi entregue também uma ambulância de suporte básico, equipada com Maca, Oxímetro de pulso portátil, Aspirador de secreção e um Desfibrilador ou Cardioversão elétrica. O serviço funciona vinte e quatro horas, através de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, para auxiliar nos atendimentos de urgência.


A faixa inaugural foi descerrada às 19:00 hs pelo prefeito Ednaldo Barros, o vice prefeito Paixão do Piri e a secretária de saúde Urany Barros, que falaram emocionados do esforço da administração para fazer funcionar o SAMU em Sento Sé. Depois de descerrada a faixa, o prefeito entregou a chave da viatura à equipe do SAMU. O ato público reuniu autoridades e lideranças políticas que não pouparam elogios a administração. Os vereadores Hipólito Domingos e Wilson Pesqueira, foram taxativos em dizer que o prefeito está transformando a cidade com obras e serviços estruturais.  O ex-vereador Rosalvo Almeida também foi contundente em afirmar que a cidade está de cara nova.

Em reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizando no município, o ex-prefeito Jandir da Silva Sento Sé, declarou apoio ao prefeito Ednaldo Barros, assegurando que é hora da população reconhecer e apoiar as intervenções que a prefeitura está fazendo. Em seu pronunciamento Ednaldo Barros, elencou várias obras em andamento e anunciou a inauguração de uma praça de lazer no distrito de Cajuí no final de Março.
Ascom PMSSÉ Fotos Tony Lopes
BL

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.