SENTO SÉ: 13 DE MAIO JÁ FOI DATA COMEMORATIVA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Tribuna do Norte - 2005
Na gestão do ex-prefeito e atual Secretário de Administração, o 13 de Maio era festivo como sendo a data de reinstalação da sede administrativa de Sento Sé. Oito anos comemorando, controvérsias e confusão. O certo é que até a presente data o municipio continua sem uma historia definida. Estórias, temos muitas. Lamentável.;


DATA DE MUDANÇA DA CIDADE DE SENTO-SÉ

A população de Sento-Sé e região vive questionando constantemente a respeito da verdadeira data de aniversario desta cidade, espero com estes esclarecimentos responder esta questão.
Com a construção da barragem de Sobradinho, na década de 70, houve a necessidade de se fazer a relocação das cidades de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Sento-Sé e dos povoados que estavam localizados às margens do rio São Francisco nestes municípios, para outros locais fora das áreas que seriam inundadas pela barragem de Sobradinho.
Em 1976, começava as primeiras mudanças das cidades e povoados.
O prefeito do município era Osvaldo Lopes Ribeiro e presidente da câmara de vereadores Armando Lopes Ribeiro, e o juiz era Dr. Djalma Nunes Fernandes, que fizeram a mudança das sedes destes poderes e da agencia dos correios, para a cidade nova de Sento-Sé, em 10 de outubro de 1976, vindo juntamente a mudança do fórum.
Em 15 de novembro daquele ano, houve eleição municipal só para vereadores, já que o governo militar do então presidente da república João Batista Figueiredo, havia decretado área de segurança nacional, nos municípios que seriam atingidos pela barragem de Sobradinho, pra evitar que a população pudesse reagir às injustiças que eram praticadas contra os atingidos pela construção desta barragem, pelos técnicos da CHESF, responsáveis pelo processo de mudança.
Findando o governo de Osvaldo Lopes em 15 de março de 1977, e como não houve eleição pra prefeito no ano anterior, o vereador Joaquim Domingos da Silva (Quinzinho) que havia sido eleito novo presidente da câmara de vereadores, assumiu a prefeitura até que o então governador da Bahia Roberto Santos assinasse um ato nomeando Dr. Demóstenes Nunes Sento-Sé, como prefeito deste município, tomando posse de imediato no dia 13 de maio de 1977, ficando no comando do governo municipal por 09 anos, até que o então presidente da republica Jose Sarney, revogasse em 1985, o decreto que considerava estes municípios como de área de segurança nacional.
Em seguida foram convocadas eleições diretas nos municípios considerados como de área de segurança nacional e nas capitais dos estados.
Daí foi realizada a eleição só pra prefeito e vice, nestes municípios em 15 de novembro de 1985, onde houve uma disputa com os candidatos Joaquim Domingos da Silva (Quinzinho) e Dr. Eliomar Cavalcante de Araujo (PMDB) como candidatos da oposição e Jandir Sento-Sé e José Pedro dos Santos (PDS) como candidatos da situação, vencendo aquela eleição os candidatos da oposição, com mais de 70% dos votos. Lembrando que até então não existia a figura de vice- prefeito. Dr. Eliomar foi o primeiro vice- prefeito eleito em Sento-Sé.
Portanto, significa que 13 de maio é a data de aniversario da posse de Dr. Demóstenes Nunes Sento-Sé e não a de aniversario da cidade, já que dois prefeitos governaram a nova cidade antes de 13 de maio de 1977.
E como as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário fizeram suas mudanças em 10 de outubro de 1976, significa que houve a mudança da cidade neste dia.
Infelizmente não foi encontrado nenhum livro ou registro na câmara e prefeitura que pudesseconfirmar esta data.
Só sei que foi assim, porque eu já estava nesta cidade desde 06 de julho de 1976, trabalhando nas construções das casas e dos prédios públicos, quando presenciei em 10 e outubro de 1976, por volta das 15:00 horas a chegada de uma caçamba Chevrolet de cor azul, de propriedade da prefeitura deste município transportando os moveis da prefeitura, câmara, fórum e correios, que eram transportados pelo motorista conhecido como Geraldão, onde adentraram à nova cidade soltando fogos de artifício, certamente comemorando a mudança. Lembrando ainda foi usada a estrada antiga de Sento-Sé / Tombador, uma vez que o asfalto ainda não estava pronto para o trafego de veiculo.
Espero ter dado uma contribuição para esclarecer esta questão da data de aniversario da cidade.
FONTE: Jackson Coelho - 2009

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.