Prazo para uso de placas do Mercosul começa a valer em todo o país

por Daniel Serrano no dia 31 de January de 2020 às 09:40
Foto: Itailuan dos Anjos/Detran-BA
Nesta sexta-feira (31), começa a valer o prazo para o uso obrigatório da placa do Mercosul em todo o país. A data foi estipulada na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina que os estados devem utilizar o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV) a partir de 31 de janeiro de 2020. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que não tiver aderido ao novo padrão da PIV, não conseguirá emplacar novos veículos.
A nova placa será obrigatória no primeiro emplacamento. Para quem tiver a placa antiga, em situações de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira. Nas outras situações, a troca da placa cinza pela placa padrão Mercosul não é obrigatória. Com isso, os carros com a atual placa cinza podem continuar circulando até o fim da vida útil do veículo.
As novas placas já são usadas na Argentina, no Uruguai e Paraguai. Dos 26 estados brasileiros, já aderiram à nova Placa de Identificação Veicular os estados do Acre, Amazonas, da Bahia, do Espírito Santo, da Paraíba, do Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, de Rondônia, do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
FONTE; RADARDABAHIA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.