SMS de Sento Sé esclarece sobre resultados de testes rápidos da Covid-19 realizados pelo município

A Secretaria Municipal de Saúde de Sento-Sé vem a público prestar esclarecimentos quanto às notícias veiculadas em redes sociais e em alguns blogs quanto a resultados de testes rápidos da Covid-19 realizados pelo município.
Primeiro devemos esclarecer que os testes realizados têm a autorização de uso pelo Ministério da Saúde, através da ANVISA, agência reguladora que valida a utilização dos mesmos em todo o país e pela respeitada instituição de pesquisa Fiocruz, e foram disponibilizados ao município de Sento-Sé pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB). Ainda, devemos afirmar que seguimos o protocolo de realização de testes rápidos preconizado pelo Ministério da Saúde, através de profissionais qualificados para tal atividade.
Quanto a testes realizados em clínicas particulares, é de atribuição da Vigilância Sanitária Estadual a fiscalização, validação da competência e medidas quanto a responsabilização por eventuais irregularidades que possam ocorrer. Por isso, deixaremos para quem de direito desempenhar tal papel.
Estamos há mais de três meses empenhados diuturnamente no combate a essa pandemia, tomando todas as medidas possíveis para resguardar a saúde da população sentossense. Não podemos aceitar passivamente que esse trabalho seja questionado de forma leviana e para fins alheios ao interesse da ética e da segurança em saúde.
Reafirmamos o compromisso com a transparência, seriedade e responsabilidade que temos diante da atual situação que nossa população vive e, acima de tudo, do papel de fortalecer as políticas públicas de saúde dentro do nosso território, com o objetivo de proteger cada família da nossa cidade.
Permaneçam nos ajudando no enfrentamento desse perigoso vírus que já matou mais de 34 mil pessoas em nosso país. Rejeitem as notícias falsas. Atualizaremos frequentemente nosso boletim epidemiológico a fim de levar todas as informações necessárias a todos. No mais, fiquem em casa e se for realmente necessário sair, use máscara.
SMS Sento-Sé/Bahia,
05 de junho de 2020.
FONTE: sentosenoticias

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.