Médico baiano Elsimar Coutinho morre de covid-19 aos 90 anos

 por Whaley Emmanoel no dia 17 de August de 2020 às 13:30

Foto: Reprodução

O médico Elsimar Coutinho, de 90 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, morreu nesta segunda-feira (17). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do médico.

Elsimar Coutinho foi internado no dia 20 de julho, no Hospital Aliança, em Salvador, após apresentar caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente da Covid-19. Quase 10 dias depois, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e nesta segunda (17), ele faleceu após complicações da Covid-19.

Cientista pioneiro no desenvolvimento de anticoncepcionais femininos e na fabricação de implantes hormonais, Elsimar tinha 90 anos e deixa esposa, Tereza Coutinho, filhos e netos. Elsimar chegou a fazer hemodiálise e traqueostomia, e estava sob os cuidados do Dr. Roberto Kalil Filho.   

Formado nos cursos de Farmácia e Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o médico tinha mais de meio século de carreira em pesquisa. Fundador do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), no bairro da Federação, ele era autoridade mundial em tratamentos de infertilidade provocada por endometriose e miomatose. Quando estudante, Elsimar chegou a estudar nos EUA ao lado de George Corner, descobridor do hormônio feminino progesterona. 

FONTE: radardabahia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.