Sento Sé vai receber pela primeira vez doses da vacina Pfizer

 


09/02/2021 REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa

O município de Sento Sé (BA), recebe pela primeira vez a vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. As doses estão previstas para chegar à Sento Sé na próxima segunda-feira (07). De acordo com Coordenação Regional de Saúde-Norte, Sento Sé vai receber 84 doses, que serão usadas para a primeira aplicação de 20% das gestantes e puérperas da cidade.

Essa vacina tem protocolos diferentes dos imunizantes contra a Covid-19 que vem sendo utilizados até o momento no município, a CoronaVac e a AstraZeneca. A Pfizer precisa ser congelada e armazenada em temperaturas mais baixas e, depois de descongelada, precisa ser mantida em refrigeração e ser aplicada em até cinco dias. O imunizante também é aplicado em duas doses. O intervalo entre as aplicações  é de 12 semanas ou seja, 3 meses, assim como a AstraZeneca.

Essa vacina precisa ser armazenada à uma temperatura tão baixa por causa da sensibilidade da molécula de RNA, usada na fabricação. Essa molécula só se mantém estável quando congelada. A tecnologia desse imunizante criou uma sequencia genética que quando injetada no corpo chega até as células da pessoa vacinada e induz o organismo a produzir uma proteína idêntica ao do coronavírus, mas que não provoca a doença. Desse jeito o corpo produz anticorpos contra a covid.

FONTE:ssenoticias

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.