Casa Nova é a terceira maior produtora de manga do Brasil, segundo IBGE

 

Segundo a pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Casa Nova, no norte da Bahia, ocupa a terceira colocação entre todos os produtores de manga no Brasil. A notícia foi dada nesta quarta-feira (6).

A cidade experimentou um crescimento de 4,7% no valor gerado pela manga, chegando a R$ 155,1 milhões em 2020. Diferente de todos os outros municípios, que mantém a mesma extensão das plantações, com poucas variações, o município de Casa Nova, continua aumentando aceleradamente a área utilizada para fruticultura.

A pesquisa da Produção Agrícola Municipal faz seu levantamento a partir da coleta de dados sobre 66 produtos em todos os municípios do país. Para isso, o IBGE se utiliza de fontes secundárias de informação (associações de produtores, órgãos públicos e entidades ligadas à agricultura, dentre outros). Dos 66 produtos investigados, 45 são cultivados na Bahia e 38 deles (84,44%) apresentaram crescimento no valor de produção entre 2019 e 2020. O desempenho fez a participação da Bahia subir no valor total gerado pela agricultura brasileira, saindo de 5,4% (2019) para 5,8% (2020).

No tangente específico ao recorte da fruticultura, o estudo demonstra que em 2020 o setor, na Bahia, atingiu a sua segunda maior marca histórica no que se refere ao valor de produção, somando R$ 3,5 bilhões, o que representa acréscimo de 11,7% com relação a 2019.

FONTE: sentosenoticias

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.