Norte e Nordeste poderão observar chuva de meteoros entre os dias 21 e 22 de abril


Norte e Nordeste poderão observar chuva de meteoros entre os dias 21 e 22 de abril
Foto: Divulgação
O Norte e o Nordeste do Brasil serão um dos melhores lugares para ver a chuva de meteoro Líridas,  um fenônemo que ocorre todos os anos no mês de abril, causado pela poeira do Cometa Thatcher (C/1861 G1) entrando em nossa atmosfera. Como a chuva acontece na direção da constelação de Lyra, recebeu o nome em sua homenagem. 
O pico do fenômeno deve ocorrer entre os dias 21 e 22 de abril, começando a noite indo até o amanhecer. No pico, são esperados 10 e 20 meteoros por hora, a depender do local. Para observar a chuva de meteoros não é preciso utilizar nenhum tipo de equipamento especial. Na região Norte e Nordeste poderão ser observados até 16 meteoros por hora, contra apenas 7 na região Sul. 

Todo o Brasil, porém, poderá acompanhar o espetáculo astronômico: basta ficar em um quintal, uma varanda ou em um lugar que dê uma boa visão do céu aberto. Quanto mais escuro o ambiente, melhor.  Na fase da Lua Nova, a chuva de meteoros poderá ser melhor vista a olho nu. O melhor horário para observação é por volta das 2h do dia 22 de abril, quando a atividade dos meteoros estará maior, e ficar até pouco antes do amanhecer. 

BN

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.