CRÍTICO: taxa de desemprego fica em 13,3% e atinge 12,8 milhões de pessoas

por Neison Cerqueira no dia 06 de August de 2020 às 09:40
Foto: Getty Images

O levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a taxa de desemprego no país foi de 13,3% no trimestre entre abril e junho deste ano, atingindo 12,8 milhões de pessoas. 

Segundo os dados, o desempenho representa uma alta de 1,1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (de janeiro a março), quando a taxa foi de 12,2%, e de 1,3 ponto percentual na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (12%).

A pesquisa, segundo o IBGE, não usa só os trimestres tradicionais, mas períodos móveis (como fevereiro, março e abril; março, abril e maio etc.). O levantamento é realizado em 211.344 casas em cerca de 3.500 municípios. 

Para o IBGE, entra na estatística o desempregado quem não tem trabalho e procurou algum nos 30 dias anteriores à semana em que os dados foram coletados. Outros dados sobre desemprego são apresentados pelo Ministério da Economia, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que são mais restritos porque consideram apenas os empregos com carteira assinada.

FONTE: radardabahia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.